Cerca de 2 trezentos 000 mongóis vivem na Mongólia, quatro 000 000, na Mongólia Interior e outros 2 000 000 nas províncias vizinhas russas. Alguns grupos étnicos do norte da China e a Rússia estão intimamente relacionados com os mongóis: os daur, os bryat, os evenki, os dorbod, os turvanes e os calmiques. Originalmente, os mongóis foram uma confederação de tribos, que enfrentavam as confederações dos tártaros, keraitas, merkitas e naimanos. Posteriormente, foram apenas uma divisão do que hoje em dia chamamos a nação mongol.
Gengis Khan, unificou o público da mongólia, absorvendo as algumas confederações e o termo “mongol” começou a ser usado pra designá-los a todos. Ainda que não eram muito imensos (cerca de 200 000, no auge de seu império), os mongóis tiveram amplo seriedade pela história da eurásia. Sob a chefia de Gengis Khan, os mongóis, construíram o segundo superior império da história, que era de 35 milhões de km2 e mais de cem milhares de pessoas, quase o mesmo que o Império britânico.
- Doze Martín Letz
- Pensando em Teu Amor
- Força e resistência física: 2
- Página nove de 16
Em teu momento de máxima extensão, o Império mongol se estendia a partir de Coreia ao Hungria e incluía Afeganistão, Paquistão, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Pérsia, Turquia, Rússia, China e enorme parte do oriente médio. Os mongóis eram um povo nômade, estreitamente relacionado com as tribos túrquidas.
entretanto, nenhuma destas civilizações, com exceção do Califado de Bagdá, formaram quota de um estado central potente. Na Ásia, Rússia e Oriente Médio declinados os reinos ou cidades-estado. Tomando a iniciativa de modo estratégica, os mongóis exploraram seu poder, vinculando essas áreas numa rede de comércio que servia de suporte mútuo.
Os mongóis dependeram de modo destacada deste comércio com os habitantes das cidades, entretanto não hesitaram em atacar os povos em tempos complicados. Como nômades, não podiam acumular provisões para os tempos difíceis ou pra apoiar os artesãos.
Quando o comércio com o norte da China diminuiu nos anos de 1200, pouco após Genghis Khan chegasse ao poder, os mongóis recuperaram a sua tradição de comprar os bens a partir de assaltos no norte da China. Mas a expansão militar dos mongóis não foi só uma cota de tua longa tradição como saqueadores.
Ao inverso, a unificação das tribos mongóis por parcela de Gengis Khan fez com que se tornasse uma expectativa e uma indispensabilidade. Quer dizer por causa que a cultura mongol da data, a gente respeitava os líderes políticos, no entanto além de tudo, valorizavam aqueles que demonstravam tuas virtudes em combate. Os arqueiros mongóis contavam com setas silbadoras pra fazer sinalizações, flechas capazes de transpassar armaduras e até já setas terminadas em granadas. Uma das táticas de Genghis Khan, que consistia em pôr fogo, animais vivos, como elefantes e cavalos, para depois enviá-los pra toda a corrida contra as linhas inimigas.